••• Dra Marcella – Reumatologista – Rio de Janeiro – Barra da Tijuca

O que é Reumatologia?

O que é Reumatologia?

A Reumatologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de mais de 120 doenças reumatológicas. Essas podem ser crônicas ou agudas e atingem indivíduos em qualquer fase da vida. São males não traumáticos que acometem o sistema musculoesquelético (ossos, cartilagens, músculos, tendões, ligamentos) e também podem manifestar sintomas em outros órgãos (pele, pulmões, rins, coração, olhos, entre outros).

As doenças tratadas por essa especialidade podem ser inflamatórias, como na Espondilite Anquilosante, Artrite Psoriásica, Sarcoidose; metabólicas, como na Osteoporose, Doença de Paget; autoimunes, como no Lúpus, Artrite Reumatoide, Esclerose Sistêmica ou Síndrome de Sjogren. Existem ainda as síndromes dolorosas, como a Fibromialgia, Tendinites e Bursites.

O termo “Reumatismo” é uma palavra antiga, proveniente do grego, porém ainda muito utilizada pela população leiga para designar dor e/ou edema articular. Apesar de ainda ser recorrente o uso desse termo, ele não designa uma única doença, assim como esses sintomas podem estar presentes em diversas patologias reumatológicas, exigindo investigação para definição de um diagnóstico.

Em Reumatologia, muitos diagnósticos são de difícil conclusão, exigindo uma investigação extensa com coleta minuciosa da história do paciente, exame físico completo, exames de sangue e de imagem complementares de acordo com a necessidade.

Os tratamentos envolvem medidas farmacológicas e não farmacológicas, como fisioterapia, prática de atividade física, acupuntura, entre outros métodos, visando sempre a melhora da qualidade de vida, a redução da dor e evitar deformidades, quando a cura não for possível.

Para a formação de um médico Reumatologista são necessários, no mínimo, 10 anos de estudo, que incluem seis anos de graduação em Medicina, dois anos de Residência Médica em Clínica Médica e mais dois anos de Residência Médica em Reumatologia. O Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia é realizado no final da especialização através de provas teóricas e práticas.

Em caso de dor ou edema articular, rigidez ou dificuldade de movimentação, procure um médico Reumatologista, que é o especialista mais indicado para a investigação desses sintomas.

 

Dra. Marcella Andrade

CRM 52.95792-5

Deixe um comentário