A Síndrome de Sjögren é uma rara doença autoimune crônica que ocorre principalmente nas mulheres entre 40 e 60 anos de idade. Essa pode ser primária, quando manifesta-se de forma isolada, ou secundária, quando está associada a outras doenças autoimunes, sendo as mais comuns o Lúpus Eritematoso Sistêmico, a Artrite Reumatoide e a Esclerose Sistêmica.
A doença caracteriza-se por inflamação principalmente das glândulas lacrimais e salivares, devido à infiltração de linfócitos, células sanguíneas que fazem parte do sistema imunológico. Porém, outros sistemas também podem ser prejudicados, como o trato genitourinário, gastrointestinal, os pulmões, os rins, as articulações, o neurológico, entre outros.
Os sintomas mais comuns são a secura dos olhos, boca e pele. A boca seca, chamada tecnicamente de xerostomia, causa queixas de dificuldade de deglutição, perda do paladar, fala arrastada e maior risco de desenvolver cáries, rachaduras dentárias, candidíase oral (“sapinho”) e queilite (inflamação dos cantos da boca). Quando apresentam olhos secos, conhecida como xeroftalmia, os pacientes podem sentir sensação de areia, vermelhidão e dor nos olhos.
Entretanto, não é somente o diagnóstico de Síndrome de Sjögren que causa esses sintomas. Muitos são os diagnósticos diferenciais, como por exemplo o uso de medicamentos psiquiátricos ou anti-hipertensivos, sendo fundamental a avaliação médica e a realização de exames complementares.
O paciente com Síndrome de Sjögren deve ser acompanhado por um Reumatologista, Oftalmologista, Dentista e Dermatologista. Em determinadas ocasiões outros especialistas também são necessários, dependendo da apresentação que a doença tem.
O tratamento envolve medidas comportamentais, uso de colírios lubrificantes e salivas artificiais, além de medicamentos sistêmicos, quando necessários. Como todas as doenças autoimunes, a Síndrome de Sjögren não possui cura, porém o tratamento pode manter a doença em remissão, aliviando os sintomas existentes e evitando o surgimento de outros.
Gostaria de saber como você pode auxiliar no seu tratamento através de pequenas mudanças na sua rotina? Fique de olho no nosso blog e redes sociais. Em breve, postaremos sobre as recomendações gerais para melhoria dos sintomas na Síndrome de Sjögren! Até mais!
Muito esclarecedor. Grata!
Obrigada pelo comentário, Silvia!
Dra. Marcella,
Quais os tiscos de descobrir a Síndrome de Sjögren tardiamente?
Quando a Síndrome de Sjögren entra em remissão, os sintomas somem ou apenas ficam adormecidos e podem voltar a qualquer momento junto com novos sintomas?
Att,
Olá Martha! Os riscos de descobrir tardiamente dependem da gravidade da doença que o paciente apresenta. Quando a doença entra em remissão, os sintomas aliviam, os exames normalizam ou ficam no estado basal que o paciente apresenta, porém podem retornar a qualquer momento sim, impulsionados por um momento de estresse emocional ou físico, interrupção dos medicamentos, por exemplo. Obrigada pelo comentário.
Gostei do seu resumo sobre a AS.
Queria saber atualizações sobre medicamentos que aliviam os sintomas de secura. Obrigada
Olá Ruth! São muitos os medicamentos que podem ser utilizados e depende muito dos sintomas do paciente e da gravidade da doença. Obrigada pelo comentário.